CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana

Capacitação profissional é a aposta do varejo para voltar a crescer

21/10/2016

 Evento promovido pela FCDL-RS reuniu empreendedores gaúchos na capital com um show de capacitação técnica, comportamental e espiritual

Temas variados e atuais, de interesse de lojistas foram apresentados durante as palestras na 47a Convenção Estadual Lojista que reuniu mais de duas mil pessoas em Porto Alegre (RS). Ensinamentos técnicos, de gestão, de liderança, motivacionais e espirituais fizeram parte da programação que aconteceu nesta quinta-feira (20), no Hotel Plaza São Rafael. Uma delegação de empresários uruguaianenses mais uma vez participou do evento, considerado o maior do setor no Estado. “Estamos iniciando uma jornada em busca da retomada do crescimento”, explica o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
A presidente da CDL Uruguaiana, Luciane Lopes, evidencia que a busca por ferramentas que possibilitem o aperfeiçoamento do setor estão sendo usadas. “O Q-Comércio, por exemplo, o maior programa brasileiro de gestão pela Qualidade empresarial é um dos recursos utilizados pelos empresários”, disse.

Convenção
O primeiro painel trouxe os empresários Cláudio Paes e Vanderlei Goulart para falar sobre as armadilhas e oportunidades das vendas no cartão de crédito. Para os palestrantes existem vantagens significativas na aceitação dos pagamentos das compras de parte dos lojistas, especialmente no que se refere a custos menos elevados. “ A questão da segurança para administrar o dinheiro em circulação nos empreendimentos, muitas vezes representa despesa maior do que a taxa cobrada pelas operadoras de cartões”, destacou Cláudio Paes.
O segundo painelista do dia foi o sócio da Point Of Sale, consultoria especializada em estratégias de varejo, Gerson Klein, que abordou o tema "Design Estratégico", mostrando as três grandes ondas no varejo, que começou com as pequenas lojas familiares, avançou para grandes marcas mundiais com sua padronização e chegou a era do compartilhamento. Em meio a esta gama de possibilidades, o palestrante enfatizou a importância do espaço de venda proporcionar conforto para o consumidor. “Investir em infraestrutura e design é extremamente importante. Com a estratégia certa as vendas podem aumentar até 35%. Produto que não está bem exposto não é comprado”, explicou Klein.
Com o tema "Liderança na Gestão", o presidente da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC), Marcus Ronsoni, destacou a importância de compreender a diferença entre gestão e liderança. “O melhor gestor consegue ir até o limite de sua capacidade pessoal. Já um bom líder tem a sua capacidade de gerar resultados quase que ilimitada, pois sabe inspirar e desenvolver pessoas”, ressaltou Ronsoni.
A confiança e relação com clientes foi o tema da palestra ministrada pelo professor da IMED Business School da Faculdade Meridional - IMED, Kenny Basso. Na avaliação do palestrante, o mercado global, sem barreiras e com conectividade extrema, exige, cada vez mais, uma boa relação das empresas com os clientes. “Uma falha que ocorre uma vez já é ruim. Se ela for recorrente, então, gera um efeito multiplicador negativo que pode arranhar, fortemente, a imagem de qualquer negócio. Então, um pedido de desculpas, a promessa de que o erro não será cometido novamente, competência e integridade, são fatores que agem de forma emotiva e certeira junto ao consumidor “, disse Kenny Basso.
O espiritualista Moacir Costa de Araújo Lima, falou das infinitas possibilidades que se originam por meio da conexão entre ciência e espiritualidade. A filosofia espírita entende que a física quântica pode constituir uma ponte entre a ciência e o mundo espiritual, reduzindo a matéria, de forma subjetiva e no domínio do abstrato, até a consciência. “A Física Quântica, a espiritualidade e o sucesso se complementam no caminho da realização integral do homem. Não existe segredo ou mistério. Apenas a ciência mostrando um novo homem dentro do Universo, criador do seu destino. Existe crescente compatibilidade entre ciência e fé, dando importantes fundamentos e ensinando a sintonia correta, que só é possível quando realização e felicidade se encontram em sincronia“, ressaltou o painelista.
Uma das palestras mais assistidas no Brasil nos últimos anos fechou a programação da 47ª Convenção Estadual Lojista da FCDL-RS. "A Fórmula Mágica do Sucesso", apresentada pelo Mágico Renner, tratou do perfil do profissional bem sucedido desenvolvendo as cinco características dos maiores homens de sucesso da história. Foram momentos de intensa reflexão, com muito humor e mágica. Os atos de magia e ilusionismo ocorreram em meio a sua apresentação. Porém, mais importante que o recurso das mágicas, muito bem utilizado para chamar a atenção do público, as palavras do palestrante é que ressoaram forte entre os espectadores. “ A mágica pode levar palavras onde elas dificilmente chegariam sozinhas. O bom de amanhã tem que ser melhor que hoje. Saber onde se quer chegar é o primeiro passo. O profissional do futuro tem que estar disposto a fazer além daquilo que foi contratado para fazer “, disse.
Abertura


A 47ª Convenção Estadual Lojista teve sua abertura realizada na noite de quarta-feira (19). Em clima de confraternização e de novos desafios para o comércio, a solenidade de abertura da Convenção Estadual Lojista, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul contou com a participação de aproximadamente 200 convidados entre empresários, líderes do movimento lojista, líderes políticos, colaboradores e familiares de entidades representativas.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, saudou aos presentes recordando que o país atravessa um momento difícil que teve origem em uma crise sistêmica causando muitos danos aos comerciantes. “Empresários tiveram perdas de mais de 50% no faturamento e, obviamente, o negócio ficou em risco. Precisamos urgentemente a Reforma Política e a Reforma da Previdência, entre outras. Acreditamos que temos força, sim, para fazermos essas mudanças. Não podemos nos esconder. Temos que exigir, opinar e nos aproximarmos dos governos para sermos ouvidos. É preciso exigir que saibam fazer a boa gestão “, discursou.
O secretário estadual da segurança, Cezar Schirmer, reconheceu que o país vive uma verdadeira guerra no Brasil, tal a grandeza dos números. ”Tivemos 60 mil homicídios no Brasil, o que é muito mais do que o número de óbitos em qualquer conflito após a 2a Guerra Mundial. Tivemos 40 mil estupros registrados e 250 mil veículos roubados. São números que dão a dimensão do problema que estamos vivendo”, declarou.

Voltar

Palavras do Presidente

No mês de Janeiro de 2016 realizou-se a posse da nova diretoria Biênio 2016/2017.

Agradeço imensamente o apoio recebido e a oportunidade de representar a classe lojista à frente dos interesses dos comerciantes. Continuam os desafios, como: capacitação dos colaboradores, reciclagem para o proprietário, campanhas em datas festivas, palestras motivacionais, busca incessante para diminuir a alta carga tributária que sofremos, tanto do governo federal como do estadual e municipal.

No pronunciamento que fiz naquela noite, registrei o orgulho em ser LOJISTA, na satisfação de atender, vender e conquistar amigos/clientes, esse relacionamento é o que impulsiona o desejo de melhorar.

Conto com o teu apoio, estimado associado, a entidade te aguarda para somar, dar idéias, participar de eventos e juntos fomentaremos o desejo de compra do consumidor.

Um bom ano a todos nós.

Jorge Prestes Lopes - Presidente
Luciane da Cunha Lopes - Presidente

TEMPO

G8 Sistemas de Informação

Copyright © 2007 CDL URUGUAIANA | Toddos os direitos Reservados

Duque de Caxias, 2173 - CEP 97500-970 - Uruguaiana - RS - Brasil

Fone/Fax (55) 3412-4233 3412-4646 3412-4751 3412-4907 3412-4094