Presidente da CDL Uruguaiana participa de evento para discussão do futuro do movimento lojista no RS

11/08/2017

A Presidente da CDL Uruguaiana, Luciane Lopes, participou nesta quinta-feira (10) do Encontro Estadual de Presidentes de CDLs e Diretores Distritais promovido pela Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). O evento que teve como tema “Gerando Valor e Resultados” também marca as comemorações dos 45 anos da entidade gaúcha.

No encontro, que contou com a presença de aproximadamente cento e vinte líderes do movimento lojista gaúcho, foram lembrados marcos importantes do movimento lojista gaúcho nas últimas décadas. Também foi elaborada carta estratégica de ações para os próximos anos, visando o fortalecimento do segmento. A região da Fronteira Oeste também esteve representada através do Vice-Presidente da Federação, Jorge Prestes Lopes, do diretor Distrital, Clarindo Barbosa, os Presidentes de CDLs Deonir Martini (Alegrete), Olgair Talhaferro (Itaqui) e Aljair Brito (São Gabriel).

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, abriu o Encontro de presidentes de CDLs e diretores distritais avaliando resultados da agenda estratégica da entidade, elaborada em 2007.

- Foram muitos avanços que precisamos destacar nesses últimos dez anos. Temos uma agenda muito bem delineada e agora precisamos pensar nos próximos anos, pensar no futuro do movimento lojista – relatou Vitor Augusto Koch.

De acordo com o presidente, o crescimento e avanço do evento Convenção Estadual Lojista são orgulhos para o setor. São quase nove mil pessoas presentes nas últimas edições, em uma demonstração da importância da atualização e qualificação dos participantes do movimento lojista. Em 2017, a 48ª Convenção Estadual Lojista ocorre na cidade de Gramado entre os dias 26 e 27 de outubro.

Outra ação destacada da FCDL-RS é a preocupação com a qualificação no comércio, projeto desenvolvido através do programa Qcomércio, que soma 1.340 empresas em processo de atualização. São mais de três mil usuários cadastrados, dezesseis mil horas de capacitação e doze mil horas de consultorias. No ano passado, o sistema foi atualizado e foi montada uma plataforma de ensino a distância oferecendo dez cursos e 185 vídeos-aulas. Hoje, o QComércio está chegando em um milhão de minutos assistidos nos cursos.

- Todas essas atividades de balanço da Federação, quando olhamos essa última década, vemos que crescemos e nos fortalecemos como entidade, em suas estruturas de apoio ao lojista, e também como movimento unido e articulado em prol do comércio. Nossa responsabilidade agora é com os avanços no setor que deve crescer ainda mais nos próximos anos, porque temos um momento econômico de virada e, principalmente, temos um movimento lojista forte para impulsionar o comercio – declarou Luciane Lopes, Presidente da CDL Uruguaiana.